O que as empresas estão fazendo para reverter a crise? A Assespro-RJ está entrevistando empresários para colher uma série de depoimentos sobre as ações que estão sendo tomadas neste momento.
Confira abaixo o depoimento de Ilan Goldman, CEO da Pix Software:
Como a maioria das empresas de software nossa empresa adotou o home office. Não de uma forma obrigatória, mas a critério de cada profissional. Alguns preferiram o convívio do escritório (mantendo, é claro, o distanciamento recomendado) por sentirem que o trabalho em grupo é mais produtivo. Os que não ficaram na empresa passaram a ter salas de reunião virtuais abertas permanentemente para trocas de informação e definição de tarefas.
A empresa respeitou a decisão de cada um, provendo para aqueles que desejavam permanecer na empresa todos os cuidados e a disponibilidade dos materiais de higienização.
Incrementamos o uso de nossos próprios produtos para gerenciar o dia a dia.
O Vivaz é o software responsável pelo atendimento do cliente, de forma que na medida que ele abre um chamado, mesmo que através de e-mail, nossa equipe de soluções imediatamente atua para ajudá-lo. Esse processo já funcionava a contento antes da pandemia e o fato de estarmos à distância não mudou a qualidade e velocidade de atendimento. O módulo de mudanças tem ajudado muito nas especificações e testes das entregas e a ferramenta de mensagens interna facilita a comunicação entre equipes.
O SOL é o software responsável por acompanharmos os projetos em andamento. Também é através dele que registramos o time sheet, fundamental para medir a produtividade. Modificamos o workflow para dar mais agilidade, de forma a substituir a comunicação verbal por uma comunicação escrita porém mais direcionada com tabelas e padrões.
Aproveitamos para manualizar as configurações existentes no Saphira, nosso aplicativo de compras, atividade importante para ajudar a equipe de implantação da solução. Para essa atividade utilizamos o Pharos.
A equipe comercial segue atendendo quem nos procura e a prospectar potenciais clientes.
A orientação da diretoria foi dar todo o apoio possível aos clientes ativos, nas diferentes situações que se encontram. Ninguém deve ficar desassistido.
Tivemos a sorte de termos um estoque de horas contratadas e por essa razão a equipe permanece ocupada. Certamente, em algum momento esse estoque precisará ser reposto.
No nosso caso, no momento da virada tínhamos colaboradores em diferentes momentos profissionais. Os que mais sentiram são os que estão em início de treinamento ou em início de projeto. A distância dificulta o trabalho para esse grupo e, consequentemente, para os respectivos orientadores.
Sem dúvida, haverá uma nova normal de trabalho pós COVID. Mas, como escutei no Radar Assespro, havemos de entregar a transformação desejada pelo mercado e isso fortalecerá todo o nosso segmento.