Como resolução da reunião sobre a desoneração realizada durante o Radar Assespro na quinta-feira, dia 13/8, a Assespro RJ enviou para o Presidente do Congresso Davi Alcolumbre e para todos os senadores e deputados federais da bancada do Rio de Janeiro a seguinte carta:
Prezado Presidente do Senado Davi Alcolumbre,
O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação precisa da manutenção da desoneração da folha de pagamento!
O setor de tecnologia da informação e comunicação é o que mais promove desenvolvimento e bem estar no mundo. A sua atuação foi o que permitiu que não houvesse desabastecimento, que as pessoas trabalhassem em home office, que os processos continuassem tramitando durante a pandemia. Apesar disso, o setor teve perdas significativas pois muitos dos seus clientes perderam faturamento e consequentemente o setor também perdeu.
As empresas de TIC empregam profissionais qualificados, muitos com mestrado, doutorado e, por isso, tem uma média salarial mais alta que outros setores e um percentual de compromisso de folha de pagamento muito maior que os demais.
Por isso, repito, o setor precisa da manutenção da desoneração da folha de pagamento!
O Brasil precisa investir em tecnologia, pois o extrativismo mineral e a agropecuária não conseguem sustentar um país com a grandeza do nosso país. Somente a Tecnologia da Informação e Comunicação poderá elevar nossa economia e manter os empregos do povo brasileiro.
É urgente que o veto do Presidente da República seja derrubado para que as nossas empresas, que já tem encargos altíssimos se comparados com outros países, não recebam um aumento de impostos tão expressivo neste final de ano trágico para o mundo inteiro.
A reoneração da folha, caso o veto seja mantido, certamente provocará muitas demissões, forçando a perda de competitividade de nossas empresas frente às estrangeiras. Tudo isso terá efeito em toda cadeia, das empresas consumidoras de tecnologia até os profissionais do setor, lavando inclusive à redução da arrecadação em todas esferas, municipal, estadual e federal.
As empresas do setor precisam de tranquilidade para continuar provendo a sociedade brasileira de conectividade, de aplicativos, de sistemas que ela precisa e, principalmente, precisamos manter os empregos!
Certos que este apelo o sensibilizará, estamos à disposição para cooperar no que for necessário para o crescimento do Brasil.
Atenciosamente,
Maria Luiza Reis, DSc.
Presidente da Assespro RJ