Por Ricardo Gorodovits, Sócio e Diretor Comercial da empresa associada GKO
A GKO, tal como boa parte das empresas na área de software, precisou agir rapidamente para manter-se viável com o início da pandemia e segue em avaliação permanente para definir as estratégias na sequência da mesma.
Nosso segmento, soluções de software e serviços para a gestão de fretes com o olhar do embarcador (TMS embarcador), sofreu o impacto da redução do volume de negócios do mercado, com a proporcional redução dos processos de distribuição e gestão de transportes.
Movemos nossa equipe de mais de 100 pessoas para o trabalho remoto em apenas dois dias, assegurando que todos teriam local e infraestrutura adequada para trabalhar, o que implicou, em alguns casos, em levar para cada um computadores e cadeiras ergonômicas, validar a capacidade de internet e orientar para o uso adequado do ?home office?. Redirecionamos a telefonia para cada colaborador com essa demanda, algo que estamos ampliando agora para toda a empresa, já que menos de 10 % retornou aos escritórios, no Rio e em São Paulo.
O grupo que atua em outsourcing (BPO) se adaptou muito bem ao novo modelo, tal como as demais áreas da empresa, e nossa produtividade melhorou, de forma geral. A sensação que temos é de que os ganhos de tempo com a ausência de deslocamento foram percebidos por todos, e isso se refletiu no empenho e na decisão da maioria (democraticamente definida, aliás) de permanecer em teletrabalho.
Nosso maior desafio certamente ainda está por vir, ou seja, manter a equipe integrada, entre si e com a empresa, conseguir dar senso de pertinência a todos, inclusive aos novos contratados (e isso já aconteceu!). O primeiro encontro físico de parte da equipe ocorreu há poucos dias, com os desenvolvedores da nossa startup interna, cujo produto para gestão de entregas teve seu volume de atendimentos muito ampliado por conta do uso para e-commerce. Foi emocionante o reencontro e um ótimo teste para as regras de segurança e higiene que definimos para o uso das instalações da GKO. Nossa ideia é seguir com encontros similares sempre que necessário, seja para este, seja para outros grupos da companhia.
A GKO está à disposição caso outras empresas queiram trocar ideias sobre a gestão de equipes e estratégias comerciais adotadas, e agradecemos à Assespro pela oportunidade de dividir aqui com todos os leitores um pouco da nossa experiência nesse período.