Em janeiro de 2020, a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia e Comunicação (Brasscom) divulgou um estudo revelando que a busca por profissionais em tecnologia chegará a 70 mil pessoas por ano, ao passo que o número de formados na área será de 46 mil, até 2024.
O estudo aponta ainda que estão em falta profissionais de desenvolvimento mobile com foco em programação de plataformas, computação na Nuvem aplicando virtualização nas plataformas, Data Analytics com conhecimentos em Gestão da Informação, Big Data e Ciência de Dados, segurança cibernética e inteligência artificial.
Esta previsão para a falta de mão de obra em tecnologia não é algo novo, entretanto. Em 2010 a Assespro-RJ realizou a primeira turma do projeto FORSOFT como uma resposta à dificuldade das empresas associadas de encontrarem profissionais capacitados.
O programa FORSOFT é uma ação social premiada pelo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU, que visa capacitar e empregar jovens em situação de vulnerabilidade social para as áreas de tecnologia. Em 7 edições, foram treinados mais de 600 alunos em desenvolvimento de software e infraestrutura de redes com cerca de 70% de aproveitamento no mercado de trabalho imediatamente após o término das aulas.
Para 2021 a Assespro-RJ está trazendo de volta o FORSOFT, com um currículo atualizado e em três modalidades:
- FORSOFT CODING: programa para capacitar jovens para trabalharem com programação avançada;
- FORSOFT SALES: treinamento em técnica estruturada de vendas, habilitando a atuação como Sales Development Representative (SDR);
- FORSOFT SENIOR: formação em Inteligência Artificial voltada a profissionais que desejam se atualizar para esse novo mercado de tecnologia.
Se você é uma empresa e quer se beneficiar de algum destes programas de treinamento para ter capital humano qualificado, entre em contato conosco pelo e-mail equipe-assespro@assespro.rio.